Sobre a FOUPF

Faculdade de Odontologia: mais de cinco décadas de avanços e interação com a comunidade

Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gelsoli Casagrande

 

Unidade completa 56 anos de atividades em 2017 e destaca a aproximação com a comunidade e os avanços no ensino e na pesquisaDesde a sua fundação, em 12 maio de 1961, a Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) tem a preocupação de evoluir e de servir a comunidade. Seja na formação de profissionais qualificados ou na prestação de serviços, a Unidade procurou, ao longo desse tempo, estreitar relações com a sociedade. No ano em que celebra os 56 anos de atividades, a Faculdade comemora essa construção conjunta e os avanços no ensino, na pesquisa, na extensão e na tecnologia de inovação que a coloca como referência no norte do estado.

Muitos foram os desafios dessa trajetória de sucesso. Da qualificação do corpo docente e aquisição de equipamentos de ponta até o desenvolvimento de pesquisas e o reconhecimento nacional e internacional, muitos professores e alunos atuaram de maneira decisiva para que a Faculdade conquistasse seu lugar de destaque na sociedade.

Diretor da Faculdade, o professor Dr. Alvaro Della Bona continua sendo um dos entusiastas dessa relação próxima com a comunidade, colocada em prática por meio da inserção social dos projetos de extensão, da aplicação dos resultados de pesquisa e da forte atuação em saúde coletiva. “São 56 anos de uma história construída de forma coletiva, sendo protagonista das ações na área da odontologia. Continuamos sendo a referência em odontologia no norte do estado, a única Faculdade a oferecer formação completa, com ensino de graduação, especialização, residência profissional, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nossa infraestrutura, a alta qualificação docente e os equipamentos de alta tecnologia presentes em clínicas e laboratórios de ensino e pesquisa favorecem e fortalecem a formação acadêmica, resultando na formação de profissionais com pleno conhecimento da realidade social e capacitados para atuarem com sabedoria nas diversas especialidades da odontologia. Mas o nosso maior potencial é a constante capacitação dos professores, que produzem conhecimento científico de relevância internacional, aplicando-os na formação diferenciada de nossos alunos, nossa maior riqueza”, disse.

Modernidade, tradição e futuro

Hoje, a Faculdade conta com infraestrutura contemporânea e equipamentos necessários para atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão. São mais de 6 mil metros quadrados de área física, onde estão instalados laboratórios para práticas pré-clínicas de todas as especialidades, laboratórios de prótese dentária e vários laboratórios para desenvolvimento e realização de pesquisa. A Faculdade conta com cinco clínicas odontológicas, recentemente requalificadas, e dispõe de um centro cirúrgico com sala de recuperação, equipado para práticas de cirurgias orais menores. A Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e as clínicas dos diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado promovem atendimentos de alta complexidade, preparando seus profissionais para um mercado de trabalho diferenciado.

A tradição e a trajetória bem sucedida de mais de meio século não diminui a motivação dos professores e da direção com o compromisso social e missão da Universidade. Além do incentivo ao ensino humanista e inovador, a Faculdade se destaca pela inserção social, oferecendo, a cada semestre, mais de 8 mil atendimentos à comunidade na sede principal do campus universitário e em inúmeras atividades de extensão fora do campus. “Temos uma estrutura moderna, diversificada, altamente qualificada, capaz de oferecer as melhores condições de aprendizado e desenvolvimento de novas metodologias e produtos que terão impacto na sociedade”, frisa Della Bona.

Programas de pós-graduação

Os cursos de especialização estão formando profissionais há mais de 30 anos. Hoje, a Faculdade oferta especialização nas áreas de Endodontia, Odontopediatria e Ortodontia, além da Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, do mestrado, doutorado e pós-doutorado em Odontologia. Todos esses cursos com matriculas abertas anualmente e com muitas bolsas e auxílios para solicitação dos alunos.

Mais informações sobre os cursos, as linhas de pesquisa, os projetos, a atuação e a formação profissional podem ser acessadas no site www.ppgodonto.upf.br ou podem ser consultadas pelos telefones 3316-8395, 3316-8409, 3316-8402 e 3316-8403.

Vestibular de Inverno

O curso de Odontologia está sendo oferecido no Vestibular de Inverno 2017. Para esse processo, são oferecidas 40 vagas. Os candidatos são vinculados ao Grupo 2 e prestarão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

© 2017 - 7º COPLAN - Congresso Odontológico do Planalto. 33ª Semana Acadêmica Odontológica UPF.